Amputei, e agora?

Sem dúvidas muitas pessoas podem utilizar próteses mecânicas, porém, antes de realizar a colocação da mesma deve-se levar em consideração fatores como o nível de amputação e o perfil do paciente.

Existem diversos níveis de amputação e consequentemente diversos modelos de prótese disponíveis para cada nível de amputação, cada prótese é única e personalizada de acordo com o perfil do paciente.

Antes de dar inicio ao processo de protetização deve-se respeitar acima de tudo o tempo de recuperação do paciente e o preparo pré-prótese que o mesmo recebeu após o trauma.

Ao levarmos em consideração todos esses fatores e alinhá-los à uma equipe qualificada, equipamentos adequados e o devido acompanhamento, o processo de reabilitação com a prótese se transforma em algo confortável, seguro e de qualidade.

O que é a amputação?

Amputação é o processo traumático em que ocorre a retirada de um membro ou parte dele devido à fatores traumáticos ou complicações de enfermidades prévias do paciente. Dentre as causas mais comuns encontram-se o diabetes, acidentes automobilísticos, infecções e doenças autoimunes. Confira abaixo os níveis de amputação mais comuns:

Quando devo procurar minha primeira prótese?

Cicatrização: o primeiro ponto a ser avaliado é o processo de cicatrização do seu coto. Essa fase é a de maior atenção pois sem os cuidados adequados e as primeiras orientações um coto mal cicatrizado fica mais suscetível a infecções e complicações durante a protetização.

Dessensibilização e enfaixamento: logo após a amputação essa região fica mais sensível e inchado do que o comum, nesta fase acontecem também as dores fantasmas e a sensação de membro fantasma. Antes de começar a utilização da prótese é recomendado que o paciente realize o processo de dessensibilização e enfaixamento do coto para reduzir a sensibilidade e o edema.

Não tenha pressa para adquirir sua prótese, respeitar seu tempo e seu corpo é a melhor orientação antes da protetização. A paciência durante o processo é o principal fator para uma reabilitação protética de sucesso.

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo